Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

wanderworld

Somos um casal português, vivemos e trabalhamos em Londres mas vemo-nos como verdadeiros cidadãos do Mundo. Adoramos viajar, sair, comer, beber, experimentar, cozinhar, rir... bem, pode resumir-se tudo com "adoramos viver"

wanderworld

Somos um casal português, vivemos e trabalhamos em Londres mas vemo-nos como verdadeiros cidadãos do Mundo. Adoramos viajar, sair, comer, beber, experimentar, cozinhar, rir... bem, pode resumir-se tudo com "adoramos viver"

Pizza com base de couve-flor

Pizza com base de couve-flor

 

Hoje é dia de jogo e nós como fervorosos adeptos de futebol, não deixamos passar o dia em branco. Apesar de apoiarmos clubes rivais (o grande foco de atrito entre nós!) preparamo-nos sempre para a ocasião. Desde que uma das nossa equipas participe, animação não vai faltar.

 

Claro está que as refeições também são a condizer, comida de dia de jogo, isto é. Não somos, por natureza, adeptos de dietas loucas ( sempre achámos que o segredo está no equilíbrio), mas é óbvio que se pudermos cortar nas calorias e manter (ou até acrescentar) sabor, nem pensamos duas vezes.

 

Assim sendo, hoje propomos uma bela pizza em que a base é feita de... couve-flor. Sim, couve-flor! E esta, hein?

 

Todos sabemos que é muito mais fácil comprar uma embalagem de base de pizza ou, melhor ainda, encomendar uma pelo telefone. Mas não será preferível poupar uns euros (ou libras no nosso caso) e não andar a contar as fatias que comemos ou quantas mais ainda podemos devorar?

 

Somos sinceros, quando lemos estas receitas pela primeira vez, torcemos o nariz e dissemos logo que não ia resultar. Pensámos que a base não ia ficar estaladiça, que o mais certo era desfazer-se em mil bocados e que iríamos passar o jogo a limpar migalhas do chão. De qualquer maneira, experimentámos (porque só assim se tem a certeza) e, vá-se lá a ver,...resultou...e ficámos fãs!

 

É por isto mesmo, que aqui a partilhamos com todos vocês. Dificilmente a farão já hoje mas, quem sabe, talvez vos fique na cabeça e um dia arrisquem...

 

Pizza com base de couve-flor

 

Ingredientes:

 

Para a base

  • 750g de couve-flor
  • 100g de miolo de amêndoa
  • 2 ovos, batidos
  • 1 colher de sopa de oregãos
  • sal
  • pimenta

 

Para os toppings

  • 1 lata pequena de tomates picados em pedaços
  • 1 colher de sopa de polpa de tomate
  • 1 dente de alho esmagado
  • 1/2 beringela cortada em fatias finas
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 cebola roxa cortada em 8 partes
  • 1 ramo de manjericão
  • 1 bola de mozzarella
  • flocos de chilli
  • sal
  • pimenta

 

Método:

  1. Pré-aquecer o forno a 180ºC. Retirar as folhas e o caule da couve-flor. Corte o restante em pedaços. Colocar numa picadora e passar bem até que se assemelhe a arroz (se necessário faça este passo em duas etapas) 
  2. Colocar as migalhas de couve-flor numa taça própria de microondas e cobrir com película aderente. Levar ao microondas por 5 a 6 minutos.
  3. Deitar a mistura numa toalha de cozinha e deixar arrefecer um pouco. Assim que se possa manusear, feche a toalha e esprema por forma a retirar o máximo de líquido possível. Transfira para uma taça limpa.
  4. Junte o miolo de amêndoa, os ovos batidos e os oregãos. Tempere a gosto com sal e pimenta
  5. Coloque o preparado anterior num tabuleiro coberto com papel vegetal. Com a ajuda de uma colher ou as próprias mãos forme um círculo com cerca de 30cm tendo o cuidado de deixar as extremidades um pouco mais altas
  6. Leve ao forno por 15 a 18 minutos, até que fique dourada e estaladiça
  7. Entretanto, aqueça uma grelha de fogão. Pincele as fatias de beringela dos dois lados com um pouco de azeite, tempere com sal e pimenta e cozinhe por 5 a 6 minutos, virando uma vez. Retire para um recipiente e mantenha quente.
  8. Repita o processo anterior, desta feita com a cebola.
  9. Para o molho de tomate, junte o tomate picado, a polpa, o alho e algum tempero numa misturadora. Processe até obter uma pasta homogénea. Transfira para um tacho e leve ao lume por 8 a 10 minutos, para que o molho fique mais espesso. Adicione metade do manjericão.
  10. Quando a base de couve-flor estiver pronta, deixe arrefecer um pouco. Aumente a temperatura do forno para 220ºC. 
  11. Cobra a base com o molho de tomate, coloque as fatias de beringela, a cebola roxa e finalmente a mozzarella desfeita em bocados. Deite uma pitada de flocos de chilli e leve novamente ao forno por 10 a 12 minutos.
  12. Antes de servir, espalhe as restantes folhas de manjericão e finalize com um fio de azeite.

 

Bom apetite e que ganhe o melhor!!

4 comentários

Comentar post